Nós!


quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

E começa o desfralde da Lillian!

Ontem foi o primeiro dia do desfralde da Lillian. Tinha desistido da idéia depois que fiquei sabendo da segunda gestação, mas a Li fica na creche e não há outra opção a não ser desfraldar. Dia 04 ela começa oficialmente o desfralde por lá e por aqui decidi começar ontem porque ela está com uma assadura horrorosa, então fui unir o útil ao agradável.

Ela passou a tarde toda sem fraldas na casa da Jô, uma grande amiga minha que cuida dela quando não dá pra ir a creche. A Jô explicou pra ela que, se ela quisesse fazer xixi, era pra avisar, e passou a colocar ela de hora em hora no peniquinho. Tá, ela não avisou nenhuma vez, mas correu pro banheiro quando deu vontade de fazer xixi. Ela fez duas vezes durante a tarde e comemorou batendo palmas! Achei uma graça, uma grande evolução para o primeiro dia.

Já o cocô ela não conseguiu segurar, fez na calça mesmo, mas mesmo assim o resultado pra mim foi ótimo!

Vou deixar aqui uma cartilha do desfralde que encontrei no www.bebe.com e que me esclareceu muitas dúvidas

Cartilha para desfraldar
Veja os conselhos dos médicos para ajudar os pais e as crianças nesse processo

1ª semana
Leve o pequeno ao banheiro a cada duas horas para fazer xixi. No caso de cocô, respeite os horários de costume. Espere sempre ao lado dele, sem apressá-lo, até que finalize a tarefa. Limpe-o e vista a cueca ou calcinha.

Dica: cante parabéns e festeje as primeiras vezes do xixi e cocô no peniquinho.

2ª semana
Continue levando a criança para fazer xixi e cocô, mas deixe-a sozinha no banheiro. Peça que chame quando tiver terminado.

Dica: recaídas são esperadas. Jamais dê bronca. Em vez disso, diga coisas como: “Você fez xixi na calça, mas não tem problema. Dá próxima vez conseguirá chegar a tempo ao banheiro”.

3ª semana
Deixe a decisão de ir ao banheiro por conta da criança, mas pergunte se não está com vontade pelo menos umas quatro vezes ao dia. Dica: quem limpa o pequeno são os pais, mas mostre para ela como se faz. Nunca se esqueça de apertar a descarga e lavar as mãos (as suas e as da criança) depois de usar o banheiro.

4ª semana Agora não pergunte nem ofereça. Deixe que a criança vá ao banheiro por conta própria.

Dica: compre cuecas e calcinhas coloridas e com personagens para incentivá-la.

Beijo a todos!

4 comentários:

Juliana Melos disse...

ioiiii amiga
que lidno seu blog...
depois da uma olhadinha no meu....
beijão!

Ana Paula disse...

Oi!!!
Passando para conhecer seu bloguinho, sou do e- family, linda sua familia, hein?
Parabéns, pela gravidez, que venha com muita saúde!!
Lindo seu blog!!

Maíra disse...

Oi gatissima!
Parabens pela nenem maravilhosa e pelo bebezinho que esta por vir, obrigada por me adicionar na lista dos bloguinhos...Beijocas

Anapaul@ disse...

Obrigada por seguir meu blog, também estou seguindo o seu. Muita linda sua filhota, e o desfralde começou cedo, hein!Eu comecei o do João com 2 anos, mas o cocô só agora deu certo!
BjÃo!